sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

SAMe - A Nova Era da Suplementação

O que é SAMe?

S-adenosil-L-metionina é um ingrediente nutricional também presente no organismo, com eficácia comprovada no tratamento de várias patologias com mínimos efeitos colaterais. Foi descoberto na Itália em 1952 e, mais tarde foi identificado como um metabólito do aminoácido metionina (forma ativa). O fígado produz cerca de 6 a 8 gramas de SAMe diariamente, que atua no processo de desintoxicação, removendo substâncias nocivas ao organismo como álcool, metais pesados, agrotóxicos provenientes da alimentação e outras. Além disso, atua na produção de cartilagem e é um importante fator na bioquímica cerebral. Numerosos estudos têm demonstrado que o aumento dos níveis de SAMe no organismo reduz o processo de envelhecimento biológico, sendo indicado com grande sucesso na nutricosmética. 

SAMe é a forma ativa do aminoácido metionina. É um dos mais eficientes suplementos para tratamentos da osteoartrite,  fibromialgia, depressão (precursor da serotonina),  é precursor da melatonina e por isso melhora a qualidade do sono e combate o estresse, envelhecimento e é hepatoprotetor. Também é precursor da glucosamina e condroitina e por isso tem grande importância no tratamento de problemas osteoarticulares (artrite). É importantíssimo na regeneração e prevenção do envelhecimento do SNC e previne neuropatologias em idosos como Alzheimer e Parkinson.
Um estudo demonstrou que SAMe é seguro e eficaz no tratamento da depressão em pessoas acometidas por HIV, com a vantagem de ser bem tolerado, com mínimos efeitos colaterais em relação aos antidepressivos convencionais, sendo o a suplementação de escolha para o tratamento da depressão neste público (SHIPPY et al, 2004)


SAMe no tratamento da osteoartrite e fibromialgia 
SAMe aumenta o número de células da cartilagem (estimula o crescimento) e ajuda a reverter o processo  degenerativo da osteoartrite (BARCELO, et al, 1990). Medicamentos convencionais como a aspirina, antiinflamatórios como diclofenaco sódico (Voltaren®, Diclac®) e corticóides, aliviam a dor, mas não revertem os danos causados na cartilagem, além de alguns deles apresentarem efeitos colaterais graves com o uso crônico. Um estudo com 108 pacientes com osteoartrite no joelho, foi realizado administrando-se 400mg diários de SAMe por 24 meses. Segundo os pesquisadores houve a melhora dos sintomas após apenas 2 semanas do início do tratamento. Outro estudo afirmou que o suplemento demonstrou ser 80% mais eficaz no alívio da dor relacionado à doença, quando comparada ao placebo (GLORIOSO, et al, 1985 / DI POVODA, 1987). 

Na fibromialgia, estudos demonstram a eficácia na redução dos sintomas, incluindo a dor, fadiga e rigidez matinal (JACOBSEN, 1991).

SAMe é antidepressivo 

SAMe é um doador de metila e está envolvido na síntese de vários neurotransmissores no cérebro incluindo serotonina. Ensaios clínicos têm demonstrado que, em doses de 200 a 1600mg/dia, é tão eficaz quanto os antidepressivos convencionais para aliviar os sintomas de depressão, apresentando uma rápida ação. Além disso, estudos também têm demonstrado que SAMe protege o organismo contra os efeitos deletérios da doença de Alzheimer (WILLIAMS, 2005/ CZYRAK, 1992/ MISCHOULON, 2002).

SAMe é precursor da MELATONINA!
A conversão da melatonina envolve duas enzimas no SNC, sendo uma delas a 5-hidroxiindol-O-metil-transferase, enzima responsável pela transferência do grupo metil do SAMe para o grupo 5-hidroxil, originando a melatonina (FERRY et al, 2005).

Embora o comércio da melatonina sintética seja proibido no Brasil, muitos médicos ortomoleculares e nutrólogos modulam a produção do hormônio no organismo através da administração de SAMe, associado a outros suplementos como vitaminas e minerais. 

A melatonina é necessária ao organismo e sua suplementação é eficaz na redução dos déficits cognitivos, estresse oxidativo e principalmente para reduzir os sintomas do estresse e melhorar a qualidade do sono. 

Dosagem usual: 
Varia de 200 a 1.600mg diários. Depressão: 800 - 1.600mg por dia, em duas doses divididas; Osteoartrite: 600 a 1.200mg ao dia, em 3 doses divididas; Fibromialgia: 400mg, 2 vezes ao dia; Doenças hepáticas: 600 a 1.200mg por dia. A biodisponibilidade do SAMe é aumentada se associado à vitamina B12, ácido fólico e metionina. Da mesma forma a falta destes nutrientes promove o declínio da produção desta substância no organismo.
Sugestão de formulação: 

 MODULAÇÃO DOS NÍVEIS DE MELATONINA

SAMe              200mg

Acido fólico   400mcg

Vitamina B6    20mg

Vitamina B12 200mcg

5- HTP              20mg

Posologia: Ingerir 1 dose, 2 horas antes de deitar.

Consulte-nos!!


3 comentários:

  1. Nice post. I read total Post. It’s really nice. Thank you for sharing.........
    _______________________
    Please Visit:-
    http://www.bestvite.com/

    ResponderExcluir